PLANEJAMENTO POR ÁREA : CIÊNCIAS HUMANAS
2 participantes
Página 1 de 1
PLANEJAMENTO POR ÁREA : CIÊNCIAS HUMANAS
PLANO POR ÁREA DE CONHECIMENTO – Ano Letivo _2015
Unidade Escolar: COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ARISTIDES DE SOUZA OLIVEIRA
NRE: 26 Município: Salvador Território de Identidade:
Etapa de Ensino / Modalidade:
Eixo Tecnológico / Curso (apenas para Educação Profissional):
Módulos, Semestre, Série / Ano, Eixo Temático: Ensino Médio e Fundamental
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Componentes Curriculares:
Professores/as: Sidclelia, Evaristo, Alex Márcio, Lucyana Farani, Antônio Jorge, Joseane, Aécio Lessa, Emanueal, Antônio, Vanderley Moreira
Objetivo geral da área de conhecimento: Estimular o desenvolvimento da compreenção de mundo e ser humano.
1- Competências:
- Desenvolvimento da autonomia e protagonismo da sua própria história.
- Perceber e se posicionar diante das transformações em curso no mundo contemporâneo.
2- Habilidades / Aspectos cognitivos e Sócio-formativos:
- Identificar o processo formativo e de transformação da sociedade.
- Reconhecer a importância do meio ambiente para o desenvolvimento humano.
- Compreender as várias formas de convivência social respeitando a individualidade, liberdade e valores democráticos.
3-Transversalidades / Temas Geradores :
- Nascimento da sociologia (No contexto histórico).
- Sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
- Direitos humanos, ética e valores na atualidade.
4- Conhecimentos / Conteúdos:
_ Processo histórico da transformação da sociedade desde o feudalismo até a Revolução Industrial
- Questões ambientais (Conferências ambientais, Legislações reguladoras do meio ambiente. Comunidades tradicionais).
- Evolução do meio técnico científico informacional.
- Histórias dos Usos e Costumes, ECA, Estatuto da Igualdade racial, Lei Maria da Penha, Questões de Gênero e Sexualidade, Estatuto do Idoso, Liberdade Religiosa.
5- Metodologia:
- Aula expositiva;
- Apresentação de vídeo;
- Data show,
- Leitura de textos
6-Processo Avaliativo :
6.1Formas
- Trabalho em grupo, trabalhos individuais, testes e avaliação
6.2Critérios
- Avaliação quantitativa mediada pelo conhecimento construído.
Unidade Escolar: COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ARISTIDES DE SOUZA OLIVEIRA
NRE: 26 Município: Salvador Território de Identidade:
Etapa de Ensino / Modalidade:
Eixo Tecnológico / Curso (apenas para Educação Profissional):
Módulos, Semestre, Série / Ano, Eixo Temático: Ensino Médio e Fundamental
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Componentes Curriculares:
Professores/as: Sidclelia, Evaristo, Alex Márcio, Lucyana Farani, Antônio Jorge, Joseane, Aécio Lessa, Emanueal, Antônio, Vanderley Moreira
Objetivo geral da área de conhecimento: Estimular o desenvolvimento da compreenção de mundo e ser humano.
1- Competências:
- Desenvolvimento da autonomia e protagonismo da sua própria história.
- Perceber e se posicionar diante das transformações em curso no mundo contemporâneo.
2- Habilidades / Aspectos cognitivos e Sócio-formativos:
- Identificar o processo formativo e de transformação da sociedade.
- Reconhecer a importância do meio ambiente para o desenvolvimento humano.
- Compreender as várias formas de convivência social respeitando a individualidade, liberdade e valores democráticos.
3-Transversalidades / Temas Geradores :
- Nascimento da sociologia (No contexto histórico).
- Sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
- Direitos humanos, ética e valores na atualidade.
4- Conhecimentos / Conteúdos:
_ Processo histórico da transformação da sociedade desde o feudalismo até a Revolução Industrial
- Questões ambientais (Conferências ambientais, Legislações reguladoras do meio ambiente. Comunidades tradicionais).
- Evolução do meio técnico científico informacional.
- Histórias dos Usos e Costumes, ECA, Estatuto da Igualdade racial, Lei Maria da Penha, Questões de Gênero e Sexualidade, Estatuto do Idoso, Liberdade Religiosa.
5- Metodologia:
- Aula expositiva;
- Apresentação de vídeo;
- Data show,
- Leitura de textos
6-Processo Avaliativo :
6.1Formas
- Trabalho em grupo, trabalhos individuais, testes e avaliação
6.2Critérios
- Avaliação quantitativa mediada pelo conhecimento construído.
Evaristo Gladiador- Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/02/2016
Re: PLANEJAMENTO POR ÁREA : CIÊNCIAS HUMANAS
Conteúdos ENSINO MÉDIO –1ª série
Introdução à sociologia
A sociedade humana: por que somos seres sociais?
O estudo da Sociologia – a produção social do conhecimento. (O surgimento da Sociologia: contexto histórico/Feudalismo/ 1ª Rev. Industrial/ Rev. Francesa/Iluminismo).
A sociologia: conceito e objeto de estudo.
Divisão das Ciências Sociais.
A Sociologia no Ensino Médio: objetivo e importância.
O indivíduo, sua história e a sociedade.
O homem, um ser social.
O estudo da Sociologia: conceito, objeto de estudo, origem histórica e marco teórico.
A Sociologia no Ensino Médio: objetivo e importância
Introdução à sociologia
A sociedade humana: por que somos seres sociais?
O estudo da Sociologia – a produção social do conhecimento. (O surgimento da Sociologia: contexto histórico/Feudalismo/ 1ª Rev. Industrial/ Rev. Francesa/Iluminismo).
A sociologia: conceito e objeto de estudo.
Divisão das Ciências Sociais.
A Sociologia no Ensino Médio: objetivo e importância.
O indivíduo, sua história e a sociedade.
O homem, um ser social.
O estudo da Sociologia: conceito, objeto de estudo, origem histórica e marco teórico.
A Sociologia no Ensino Médio: objetivo e importância
Elisa Aragâo- Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/02/2016
Re: PLANEJAMENTO POR ÁREA : CIÊNCIAS HUMANAS
Conteúdos ENSINO MÉDIO - 1ª SÉRIE
A origem da filosofia: fatores históricos e contribuições de outros povos.
Características da filosofia: do senso comum ao senso crítico.
Pensamento mitológico.
O que é mito? Os rituais, Teorias sobre o mito.
O mito nas civilizações antigas e hoje
Dogmatismo, ceticismo e relativismo no pensamento grego.
A pluralidade do conhecimento: o legado dos gregos.
Os primeiros filósofos – a natureza como objeto de estudo.
Conhece-te a ti mesmo: um exercício socrático.
Ágora: espaço da argumentação e da construção ética.
Os filósofos da natureza e a necessidade de investigação.
A retórica e a utilização do discurso como instrumento de inserção social.
Democracia e cidadania na polis grega: princípios, características e exclusões;
Conhecimento e virtude em Sócrates.
ENSINO MÉDIO - 2ª SÉRIE
Tipos de conhecimentos e suas especificidades: filosófico, científico, técnicos, religiosos, senso comum.
O pensamento como patrimônio da humanidade.
Origem, desenvolvimento e crise da metafísica.
A busca, as concepções e a teorias sobre a verdade.
O que é lógica? Conhecimento e lógica. Lógica Aristotélica. Princípios da lógica e Argumentação tipos e falácias.
Linguagem e Argumentação. Lógica e Pensamento. Filosofia da Linguagem.
O pensamento político cristão: a patrística, a escolástica e a colonização brasileira;
A concepção de Estado Moderno: soberania, liberdade, igualdade e pluralidade.
Ser humano moderno e seu lugar no mundo;
Racionalismo e empirismo;
Da técnica à tecnologia.
Modernidade e os postulados do cientificismo.
O público e o privado na antiguidade clássica, na modernidade e na atualidade.
ENSINO MÉDIO - 3ª SÉRIE
Apresentação e experiência do mundo real como interpretação humana;
O bem, a virtude e a felicidade.
Ética e Racionalidade.
As principais concepções éticas e morais.
Ética e Meio ambiente
A questão dos Valores: Dever, Liberdade, Responsabilidade.
O Problema do valor e agir moral, o bem, a virtude e a felicidade.
Problemas éticos da atualidade (bioética, clonagem, ecologia, eutanásia, aborto).
Política e teorias do Estado x Política e Ordem Social.
Os avessos da democracia: ausência de liberdade, totalitarismo e fundamentalismo.
Democracia e cidadania.
Política e Natureza Humana.
Justiça e Liberdade: O mito da democracia racial no Brasil.
Direitos Humanos
Poder, Estado e Democracia
História das ideias políticas
Marx e o Marxismo
Liberalismo, socialismo e comunismo
Ideologia
Reflexão atual sobre a política: globalização, neoliberalismo, terceira via...
A razão instrumental e o mal estar da modernidade.
O materialismo histórico dialético e a crítica à sociedade capitalista;
Os desafios filosóficos da atualidade.
Os discursos filosóficos contemporâneos e uma nova concepção de ciência e filosofia e o valor da existência humana em Nietzsche e Sartre.
O Homem - Um Ser Consciente.
Estética: conceito e historia do termo estética.
Arte e representação de mundo.
Concepções Estéticas: Naturalismo, Classicismo.
A criação artística, Teorias do belo, Intuição, imagem, poesia
Concepções estéticas: naturalismo, romantismo, classicismo, vanguarda, pós-modernismo.
A origem da filosofia: fatores históricos e contribuições de outros povos.
Características da filosofia: do senso comum ao senso crítico.
Pensamento mitológico.
O que é mito? Os rituais, Teorias sobre o mito.
O mito nas civilizações antigas e hoje
Dogmatismo, ceticismo e relativismo no pensamento grego.
A pluralidade do conhecimento: o legado dos gregos.
Os primeiros filósofos – a natureza como objeto de estudo.
Conhece-te a ti mesmo: um exercício socrático.
Ágora: espaço da argumentação e da construção ética.
Os filósofos da natureza e a necessidade de investigação.
A retórica e a utilização do discurso como instrumento de inserção social.
Democracia e cidadania na polis grega: princípios, características e exclusões;
Conhecimento e virtude em Sócrates.
ENSINO MÉDIO - 2ª SÉRIE
Tipos de conhecimentos e suas especificidades: filosófico, científico, técnicos, religiosos, senso comum.
O pensamento como patrimônio da humanidade.
Origem, desenvolvimento e crise da metafísica.
A busca, as concepções e a teorias sobre a verdade.
O que é lógica? Conhecimento e lógica. Lógica Aristotélica. Princípios da lógica e Argumentação tipos e falácias.
Linguagem e Argumentação. Lógica e Pensamento. Filosofia da Linguagem.
O pensamento político cristão: a patrística, a escolástica e a colonização brasileira;
A concepção de Estado Moderno: soberania, liberdade, igualdade e pluralidade.
Ser humano moderno e seu lugar no mundo;
Racionalismo e empirismo;
Da técnica à tecnologia.
Modernidade e os postulados do cientificismo.
O público e o privado na antiguidade clássica, na modernidade e na atualidade.
ENSINO MÉDIO - 3ª SÉRIE
Apresentação e experiência do mundo real como interpretação humana;
O bem, a virtude e a felicidade.
Ética e Racionalidade.
As principais concepções éticas e morais.
Ética e Meio ambiente
A questão dos Valores: Dever, Liberdade, Responsabilidade.
O Problema do valor e agir moral, o bem, a virtude e a felicidade.
Problemas éticos da atualidade (bioética, clonagem, ecologia, eutanásia, aborto).
Política e teorias do Estado x Política e Ordem Social.
Os avessos da democracia: ausência de liberdade, totalitarismo e fundamentalismo.
Democracia e cidadania.
Política e Natureza Humana.
Justiça e Liberdade: O mito da democracia racial no Brasil.
Direitos Humanos
Poder, Estado e Democracia
História das ideias políticas
Marx e o Marxismo
Liberalismo, socialismo e comunismo
Ideologia
Reflexão atual sobre a política: globalização, neoliberalismo, terceira via...
A razão instrumental e o mal estar da modernidade.
O materialismo histórico dialético e a crítica à sociedade capitalista;
Os desafios filosóficos da atualidade.
Os discursos filosóficos contemporâneos e uma nova concepção de ciência e filosofia e o valor da existência humana em Nietzsche e Sartre.
O Homem - Um Ser Consciente.
Estética: conceito e historia do termo estética.
Arte e representação de mundo.
Concepções Estéticas: Naturalismo, Classicismo.
A criação artística, Teorias do belo, Intuição, imagem, poesia
Concepções estéticas: naturalismo, romantismo, classicismo, vanguarda, pós-modernismo.
Elisa Aragâo- Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/02/2016
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|